sexta-feira, 20 de abril de 2012

Amigas, companheiras e irmãs.









Há muito tempo penso em escrever sobre minhas amigas, falar um pouco das características de cada uma, de suas digitais às vezes nítidas e outras não tão transparentes. Antecipo-me e desculpo-me por não conseguir ser, suficientemente preparada e verossímil, mas tentarei que meu coração fale por mim. A  que se  despe a  alma e  mostra seus mais íntimos pensamentos e desejos contidos ou realizados, sem pudor ou medo de buscar a felicidade e compartilhar os fatos e os sonhos. A que procura guardá-los a sete chaves, por motivos desconhecidos ou simplesmente privados e entendemos o fato. A que, generosamente, nos acolhe em todos os momentos de aflição e angústia, administrando com competência as dúvidas e conflitos existentes. A que age e busca sempre as "leis" como meta imprescindível na condução de sua vida e das nossas, integrando os seus conhecimentos técnicos às nossas necessidades. Sempre assertiva, participativa e decisiva. A que nos conta os casos com muita efervescência, gesticulando e nos tocando com as mãos efusivamente, levando-nos às gargalhadas e admiração.  A que não se permite, em qualquer situação, deixar transparecer resquícios de dor ou desilusão por mais que lhe dilacere o coração. Mantenedora de uma postura elegante tanto no físico, como no espírito forte e lutador. A que me comove com sua ambiência espiritual, preocupada sempre em servir. Dotada de desprendimento e generosidade invejáveis e raros. A que a todo instante me sensibiliza com suas atitudes altruístas e protetoras, mascarando sua própria dor em benefício do outro. Nobreza interior e exterior, magnanimidade explícita em suas ações. A que com a delicadeza e a criatividade faz de suas reuniões e festas momentos surpreendentes e inesquecíveis proporcionando-nos uma profusão de encantamento e emoção. A que com suas mãos de fada cria, com suas múltiplas folhagens e flores, paisagens que descortinam vastos horizontes para o nosso olhar. A que "brada" e "intima" usando estas palavras para citar vários casos, fazendo-nos atentas espectadoras e admiradoras de seu espírito jocoso. A que arremata nossas polêmicas com palavras precisas e sábias. Todas tem um pouco de cada uma, na medida exata e necessária fazendo com que a receita desta grande amizade perdure e vença as adversidades da vida. Quando nos reunimos somos terapeutas de nós mesmas,  curando nossas mágoas e dores, num bate papo salutar e amável. Rimos, choramos, desabafamos, discutimos e alimentamos nosso corpo e nossa alma, seguindo em frente fortalecidas e unidas.  
Não importa o tempo, a distância, a ausência física que somos involuntariamente, submetidos. É mister, evocar a intensidade desta amizade que nos conforta e nos eleva a um estado de plenitude fraternal.
Agradeço e rogo a Deus por minhas amigas, companheiras e irmãs que fazem parte de meu universo, guarnecendo meus dias de alento e afeto. Fazemos histórias pra ficar na memória e nos acompanhar.

3 comentários:

ANA disse...

Nossssaaa!!!! Você arrasou Sandra. Chego a sentir "inveja" dessa lista de amigas. Que vontade de pertencer a este rol de pessoas seletas que se enriquecem mutuamente e tornam a vida mais bela e mais cheia de encanto. Sábias e ternas palavras Sandra. E muito adequadas, pois nestes dias de correria em que vivemos esquecemos que o fundamental da vida são as relações que vivenciamos. O essencial são as amizades que por opção (e não conveniência) preservamos em nossa história de vida. Obrigada por nos brindar com texto tão suave e cheio de sabedoria.

Dunduca disse...

Obrigada pelas gentis palavras.Tento escrever o que brota do coração.E as amigas, creio que é merecimento de Deus.

Anônimo disse...

uaiiiiiiiiiii....cadê euuuuuuu??????????